Trabalhar com Turismo

Trade Turístico: Conceito, Definição e Funcionamento do Setor Comercial no Turismo

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 13 de julho de 2020
8 min de leitura
Trade Turístico: Conceito, Definição e Funcionamento do Setor Comercial no Turismo
BAIXE O MATERIAL GRATUITO

Agente de Viagens: Quanto ganha? Como começar?

Quem trabalha com turismo não pode deixar de conhecer determinados conceitos do setor.

E falo isso não apenas em relação ao conhecimento da terminologia em si.

Porém, digo de entender como funciona a estrutura e funcionamento do turismo.

Desta forma, o conceito de “trade turístico” é fundamental.

De acordo com o glossário do turismo do MTUR, trade turístico é:

“O conjunto de agentes, operadores, hoteleiros e prestadores de serviços turísticos”. 

Também, o termo tem um significado mais prático, que envolve toda a negociação de produtos do turismo.

Mencionei isso nesse artigo sobre Glossário Turístico que escrevi aqui no blog. 

Portanto, Trade Turístico se refere à troca entre fornecedores. 

Em outras palavras, é o ato do fornecimento de produtos de uma empresa para outra, com a finalidade de vender ao turista.

Vou deixar isso mais claro pra você. 

Podemos dizer que Trade Turístico é a estrutura operacional de comércio que envolve o turismo.

Isso relaciona diretamente as prestadoras de serviços, operadoras e consumidores.

E o resultado final é o turista consumindo, enfim, o produto turístico.

Porém, pra você que trabalha ou quer operar no nosso mercado, é necessário conhecer melhor sobre essa estrutura. 

Se olharmos dentro deste mecanismo de mercado, nós agenciadores de viagens não somos o elo mais forte.

Porém, podemos de alguma forma tirar proveito disso, não acha?

E nadar com os tubarões e ganhar vantagem com o movimento dos “grandes players” dentro do trade turístico. 

Vamos abordar sobre isso agora: 

Vem comigo…

Dissecando o trade turístico

trade turístico, trade turismo, o que é trade turístico, como é formado o trade turístico, trade turistico conceito, trade turistico definição, trade turístico significado, trade turístico nacional, empresas do trade turístico

O trade turístico se faz por uma rede de troca entre fornecedores e compradores.

A agência de viagens, no caso, não cria seus pacotes de viagens de forma autônoma.

Para formar seus produtos e oferecer aos clientes, antes, ela entra em contato com outras empresas.

É muito semelhante a qualquer outro tipo de mercado.

Pense no óbvio: o dono de um supermercado não fabrica todos aqueles produtos.

Portanto, seu trabalho é basicamente comprar produtos de bons fornecedores e revender para seus clientes.

É exatamente isso que fazemos nas agências de turismo, contudo não compramos, e sim revendemos

Desta forma, temos o trade turístico na sua ponta compradora, formada por:

De forma geral, as agências de viagens compram produtos das agências e operadoras de turismo.

Essas operadoras possuem toda uma estrutura de criação de roteiros.

Isso envolve diretamente: 

  • Rede de hotéis e resorts. 
  • Traslados.
  • Passeios turísticos.
  • Atrativos gerais.
  • Passagens aéreas.

Assim, as agências de viagens acessa o produto das operadoras e vende para o turista aplicando sua RAV (remuneração do agente de viagem).

Essa remuneração varia, mas em média é 10% do valor da venda.

Mas existem agentes sofisticado que aplicam 20%, 25% e até 30% de RAV…

As agências também se relacionam diretamente com as Consolidadoras.

De certa forma, a consolidadora que vai efetivar a emissão de um serviço, como a passagem aérea. 

Você usa o sistema da Consolidadora para vender ao seu cliente e emitir os bilhetes aéreos com o nome da sua agência.

Basicamente, é assim que o trade turístico funciona.

Há também outra forma de comércio na rede hoteleira, que fecha seus pacotes diretamente em suas recepções ou por meio dos seus sites.

Mas esse não é o nosso foco aqui. 

Por isso, vamos em frente.

Os influenciadores do mercado do turismo

trade turístico, trade turismo, o que é trade turístico, como é formado o trade turístico, trade turistico conceito, trade turistico definição, trade turístico significado, trade turístico nacional, empresas do trade turístico

Os influencers também têm um papel fundamental na estrutura do trade turístico.

Sem o trabalho dos divulgadores dos produtos, certamente o comércio do turismo teria menor expressão.

Diante disso, você poderia me perguntar: Maicon, quem são esses influencers?

Tradicionalmente, os maiores influenciadores são os jornais/revistas e blogs que escrevem sobre turismo e também os guias de turismo.

Ou seja, eles criam conteúdo que associam elementos atrativos do turismo e contribuem para que o consumidor encontre à sua disposição os produtos turísticos.

Ultimamente a figura dos influenciadores digitais tem concorrido com esses influenciadores mais tradicionais.

Simplesmente pelo poder da autenticidade, ele conseguem impactar muito mais pessoas do um jornal ou revista de renome.

Isso normalmente acontece por diferentes do jornalistas repórteres, os influenciadores digitais são pessoas normais que compartilham experiências reais. 

Por esse motivo, muitas grandes empresas do turismo investem milhares de dólares para promover sua marca em um mero Instagram ou canal de YouTube que fala sobre turismo.

Onde nos encontramos no trade turístico?

trade turístico, trade turismo, o que é trade turístico, como é formado o trade turístico, trade turistico conceito, trade turistico definição, trade turístico significado, trade turístico nacional, empresas do trade turístico

Acho que está ficando claro o que é o trade turístico.

Agora é importante a gente ver onde nos posicionamos nesta estrutura. 

Como afirmei no início do texto, não somos o elo mais forte quando o assunto é o poder de barganha. 

Nesse texto sobre as melhores agências de viagens, eu falo que os tubarões deste mercado têm faturamentos maiores que R$1 bilhão por ano.

Muitos fornecem para agências e também vendem ao consumidor final.

E ainda conseguem juntos fazer o trabalho de operação, consolidação e agenciamento.

Portanto, competir com eles é “nadar contra a maré”.

As agências de turismo têm que se posicionar de forma estratégica. 

Não para bater de frente com os grandes, mas nadar com eles, seguir o fluxo dos maiores. 

Nesse vídeo eu falo um pouco sobre como criar uma causa que gera diferenciação para sua agência:

   É possível concorrer com os gigantes?

trade turismo, o que é trade turístico, como é formado o trade turístico, trade turistico conceito

Esqueça a ideia de que a CVC, Flytour ou grandes empresas são suas concorrentes.

Esse pensamento vai te fazer quebrar antes de começar. 

O seu posicionamento no trade turístico é fazer o que essas empresas não fazem.

Como assim, Maicon? Eu achava que essas corporações ofereciam todo tipo de serviço.

Não é bem assim. 

De todos os textos que tenho postado aqui, lembre-se que a chave do sucesso é oferecer um serviço de qualidade e personalizado para seu cliente.

As grandes operadoras têm em seus horizontes um público alvo muito diversificado.

Porém, você precisa definir de forma bastante específica, qual é o perfil do seu cliente.

Assim você pode se direcionar até ele de forma exclusiva, oferecendo soluções para seus problemas de maneira que só você pode oferecer.

Portanto, seu posicionamento no trade turístico é oferecer exclusividade, se tornando único no mercado. 

Continue lendo para entender melhor.

Como me tornar único no mercado?

trade turístico, trade turismo, o que é trade turístico, como é formado o trade turístico, trade turistico conceito, trade turistico definição, trade turístico significado, trade turístico nacional, empresas do trade turístico

Antes de tudo: pare de lutar contra os grandes.

Tentar atingir todos os públicos possíveis é uma grande perca de tempo.

Assim, o caminho do sucesso para sua agência de turismo é focar no seu público-alvo.

Eu sei que você vai achar que até seu público alvo é passível de fechar com as grandes corporações do turismo.

Sim, mas você pode fazer algo diferente.

Crie um conteúdo de valor e ajude seu cliente a entender o produto que você tem para oferecer.

Faça como os influencers

Ou seja, use todo o potencial que a internet te oferece para, de alguma forma, conquistar a confiança do seu cliente. 

É exatamente isso que ensino é ensinado de forma avançada no Método Agência Express.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.