Sistemas e Tecnologias

5 Tendências do Mercado de Turismo no Brasil para o Futuro que Já Está Impactando o Mundo

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 31 de julho de 2020
7 min de leitura
5 Tendências do Mercado de Turismo no Brasil para o Futuro que Já Está Impactando o Mundo
BAIXE O MATERIAL GRATUITO

Descubra como usar a internet para ganhar dinheiro vendendo passagens aéreas

Você já se perguntou como será o turismo do futuro diante de tanta inovação tecnológica? 

Essa questão é muito importante para pensarmos no papel das agências de viagens no contexto de grande transformação tecnológica.

De fato, de acordo com o TripAdvisor, 45% dos usuários usam seus smartphones para tudo o que tem a ver com suas férias.

Se o mundo está todo conectado, nós que agenciamos viagens também devemos estar.

Afinal, nosso objetivo sempre será oferecer a melhor experiência de viagem para nosso cliente.

Dessa forma, se o turista no seu dia-a-dia é usuário de toda sorte de aparato tecnológico, nós também devemos estar adaptados.

Na verdade, o trade turístico mundial tem se adaptado às novas demandas do mundo digital.

 Hoje, não é mais novidade, por exemplo, o uso da internet para:

  • Reserva de passagens e hospedagem
  • Escolha de passeios 
  • Compra de pacotes turísticos

Dessa forma, mesmo que o cliente seja o mais tradicional possível e não opte pela praticidade da internet, ele certamente comprará algum serviço que o prestador utilizou a grande rede.

Tudo isso é muito óbvio.

Mas eu quero pensar algo além do celular e da internet, mas sobre tecnologias que aumentam a interatividade, velocidade e melhora completamente a experiência do turista.

É muito provável que quem trabalha com turismo e não se adaptar a essas novas realidades, poderá ficar de fora do mercado.

Neste texto você lerá sobre 5 tendências do futuro do turismo:

Os robôs e a inteligência artificial

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

Não sei se você conhece, mas a grande rede de hotéis conhecida no mundo inteiro, o Hilton Worldwide, possui um robô (da imagem acima) que recepciona os hóspedes. 

Outros hotéis também entraram na tendência da equipe de robôs, usando sistemas automatizados para lidarem com certas tarefas de recepção e até servindo comida e bebida para os visitantes.

Essa cena típica de filme futurista deixou de ser novidade e transformou em tendência. 

No entanto, por mais que isso seja surpreendente, não se trata apenas de usar robôs. 

Muitos clientes agora reservam suas viagens e acomodações com a ajuda de Chatbots da Internet.

Essa também é uma tecnologia que envolve Inteligência Artificial. 

Os Chatbots podem responder perguntas e ajudar os clientes com informações quando os operadores humanos não estão disponíveis.

Isso é bastante comum para prestar suporte antes e depois das vendas.

Além dos Chatbots, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante para a trade turístico. 

De fato, a tecnologia agora está fortemente  no marketing do setor de turismo, com a IA ajudando a personalizar a experiência de encontrar e reservar passeios e viagens.  

A IA também é cada vez mais valiosa em contextos como quartos de hotéis inteligentes, identificando as prováveis necessidades dos hóspedes com ajuste do ambiente e dos serviços para gerar mais conforto. 

Além disso, uma tendência futura do turismo pode incluir veículos autônomos e guias virtuais para acompanharem os viajantes.

Carros movidos à eletricidade e sem motoristas, com robôs trazendo explicações dos roteiros podem se tornar uma tendência em um futuro muito próximo!

Tecnologia de reconhecimento 

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

A tecnologia de reconhecimento é uma daquelas tendências cada vez mais importantes no turismo e que começa a aparecer em várias áreas diferentes. 

Ela facilita muito ao trocar a apresentação de documentos pelo reconhecimento facial ou uso de biometria.

Um dos exemplos mais frequentes da tecnologia de reconhecimento para um viajante são os portões automáticos em aeroportos. 

Esses portões são capazes de ler os dados no passaporte ou no cartão de embarque do viajante e combiná-los com o rosto usando uma câmera com tecnologia de reconhecimento facial. 

Muitas fronteiras têm usado esse recurso para impedir entradas ilegais em seus países.

Portanto, a tecnologia de reconhecimento também é uma das grandes tendências do turismo na indústria da hospitalidade.

Isso está cada vez mais comum com o reconhecimento de voz se tornando cada vez mais popular como método de controle em quartos de hotéis inteligentes.

Dispositivos inteligentes (IoT) no futuro do turismo

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

Certamente, a Internet das Coisas (internet of things IoT) é uma tendência definitiva para o mundo do turismo.

Maicon, eu NUNCA ouvi falar sobre isso. O que é essa tal internet das coisas?

Realmente essa é uma expressão pouco usada no Brasil. 

Prefiro chamar de dispositivos inteligente, fica mais fácil de entender!

Mesmo que você nunca tenha ouvido ou lido sobre as IoT, tenho total certeza que você sabe o que é. 

São dispositivos equipados com um microprocessador e alguma forma de conectividade digital, que permite que eles se conectem à Internet e sejam controlados a partir dela. 

Acho que ainda não ficou claro. Vou dar exemplos.

É como se fosse controles remotos mais inteligentes e ligados à internet ou simplesmente ao seu celular. 

Assim, você consegue controlar, dentre outras coisas:  

  • O sistema de ar-condicionado
  • Fechar cortinas e janelas
  • Ligar TV e escolher canais. 

Tudo isso usando comandos de voz ou por aplicativos instalados no seu celular. 

Mas não é só isso.

A IoT também é usada para integrar serviços em um ambiente de hotel, por exemplo, permitindo que os hóspedes reservem atividades ou serviços, tais como: 

  • Uso da sauna ou piscina
  • Treino em academia 
  • Serviços de quarto 
  • Roupas de cama extra
  • Reserva de mesa no restaurante

Tecnologia de realidade virtual 

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

A tecnologia de realidade virtual oferece muitas oportunidades para a gestão do turismo.

Eu citei um pouco disso neste outro texto aqui sobre o turismo depois da pandemia de COVID-19.

Desta forma, a realidade virtual inclui o uso de aplicativos de entretenimento de alta qualidade, alguns deles combinando elementos físicos como controladores ou assentos e plataformas móveis. 

Um exemplo disso são os simuladores de esportes.

Além da sua aplicação para o entretenimento, a realidade virtual pode ser utilizado no turismo.

 O turistas pode visitar destinos muito frágeis para passeios físicos, como:

  • Locais arqueológicos
  • Montanhas altas e perigosas
  • Praias extremamente isoladas
  • Mergulhos “virtuais” em oceanos

Realidade aumentada

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

Junto com a realidade virtual, também temos a realidade aumentada. 

Desta forma, é possível com a realidade aumentada combinar experiências do mundo real e elementos virtuais. 

Um exemplo familiar seria o jogo Pokémon Go, que criaturas virtuais são sobrepostas a imagens em tempo real. 

Na indústria do turismo, isso pode ser muito útil. 

Os aplicativos de celulares podem mostrar aos turistas informações sobre a área que estão explorando. 

Portanto, toda experiência de passeios pode ser incrementada com detalhes históricos sobre monumentos e patrimônio naturais, ou listagens e menus para locais de entretenimento e restaurantes. 

O turista pode apontar seu celular em determinado monumento e ouvir uma explicação em tempo real sobre aquele lugar.

Tudo isso de forma interativa e mais próxima do real. 

Os museus usam cada vez mais essa tecnologia, permitindo que os visitantes visualizem artefatos com sua aparência original como uma sobreposição virtual.

As agências de viagens e o futuro do turismo

tendências turismo do brasil, tecnologia aplicada ao turismo, futurismo, turismo do futuro, turismo e tecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial

Todos os elementos que demonstrei aqui já estão em pleno vigor no mundo.

Na verdade, o futuro do turismo já começou.

Em outras palavras, isso significa a grande necessidade de se adaptar a essas tendências de tecnológicas.

Eu falei um pouquinho sobre inovação no turismo neste vídeo abaixo:

 

Penso que as agências que investirem em tecnologia ou fecharem bons pacotes turísticos com essa perspectiva tecnológica sairão na frente.

Foi assim com o uso da internet, ou seja, quem não está conectado já está totalmente por fora.

O desafio para os novos tempos está lançado.

Qual sua opinião sobre isso?

Comente aqui embaixo!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Este site faz uso de cookies para analisar informações e te oferecer uma melhor experiência em nosso site.