Vivendo de Viagens

Agência de Turismo e Viagens

Descubra quanto ganha uma Agência de Viagens e Turismo (e Tipos de Comissão e Salários)

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 31 de agosto de 2020
5 min de leitura
Descubra quanto ganha uma Agência de Viagens e Turismo (e Tipos de Comissão e Salários)
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A questão “Quanto ganha uma agência de viagens?” é muito comum para aqueles que realmente querem empreender como agente de viagem.

Como você já deve saber, uma agência de viagens é a empresa que faz o intermédio entre o turista e operador ou consolidador de turismo.

Resumindo, os ganhos das agência de viagens são provido através da comercialização de produtos como:

  • Passagens (aéreas, marítimas e terrestres);
  • Hopedagens;
  • Atrativos (passeios, ingressos, shows, etc.);
  • Locação de veículos;
  • Seguro viagem;
  • Entre outros.

Contudo, existem 3 tipos de agências de viagens com diferentes possibilidades e margens de lucro.

Aqui nesse texto você irá descobrir:

Descubra a verdade sobre quanto ganha uma agência de viagens física

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Indo direto ao ponto, as comissões repassadas para as agências de viagens físicas não são altas, variam de 10% a 15%.

A média de faturamento de uma agência física é relativa. Digamos que, em um mês, foi:

  • Vendido para 1 cliente por dia,
  • com ticket médio de R$ 2.000,00,
  • totalizando 30 vendas (R$ 60.000),
  • gerado R$ 9.000,00 de comissão. 

Mas maior o problema das agências físicas são os custos operacionais…

Aluguel do imóvel. Conta de água. Luz. Energia. Salários…

O salário de um agente de viagens gira em torno de R$ 1.500 + todos os custos trabalhistas.

Além do mais, uma agência física tem hora para abrir e fechar. 

Isso significa que, normalmente, uma agência física só vende em horário comercial, o que diminui as chances de venda num mundo online. 

Como não estão totalmente conectadas à internet, a clientela dependente do seu espaço físico

Veja quanto ganha uma grande agência de viagens online (OTA)

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As OTAs entraram no mercado com muito poder de negociação. Estamos falando de empresas como:

  • Decolar
  • Viajanet
  • Hurb

Como estão totalmente imersas no mundo online (e com muito dinheiro aplicado em marketing e tecnologia), essas grandes agências têm um alcance astronômico na internet. 

Mas a margem de lucro costuma ser ainda mais baixa que a da agência física: entre 5% e 7%.

Desta forma é preciso movimentar um alto volume de vendas para ter bons resultados.

Contudo, isso não é um problema para essas empresas…

Só pra você ter uma ideia do tamanho desses “tubarões”, a Decolar em 2019:

  • Faturou R$ 18,6 bilhões (eu nem sei quanto zeros tem aqui, rsrs).
  • Atendeu 10,7 milhões de clientes.
  • Lucrou mais de R$ 2 bilhões.

Portanto, mesmo com comissões razoavelmente baixas, eles ganham no volume de vendas


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Quanto ganha uma pequena agência de viagens online e home office 

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A pequena agência online é bastante diferente dos modelos anteriores que citei aqui.

Ela está conectada à internet e possui maior ligação com o cliente.

Porém, não tem o mesmo volume de vendas de uma grande OTA.

Sua maior vantagem está em um posicionamento estratégico de modo a oferecer serviços personalizados.

Neste modelo de estrutura de venda personalizada, a margem lucro pode chegar até 40%

E talvez você esteja pensando que seja impossível lucrar tanto…

Mas com o surgimento da internet, muitas pessoas querem compram “daquele” que seja capaz de resolver seu problema de viagem.

Neste caso, o público não é o mesmo que compra com a Decolar.

Por exemplo, as grandes OTAs se posicionam com preços baixo e facilidade na hora de comprar.

Desta forma vendem menos produtos para cada cliente, mas em grande volume.

Já uma pequena agência que personaliza, consegue:

  • Vender até 5x mais produtos.
  • Agregar valor na personalização.
  • E se manter atendendo poucos clientes por mês.

Vamos supor que em um mês, você:

  • vendeu para 10 clientes,
  • com ticket médio de R$ 7.000,
  • e lucra R$ 28.000.

Esse é um modelo de negócio focado no cliente. Não tem aquela “frieza” das grandes agências que não precisam de ter contato com o usuário.

Em outras palavras, é possível direcionar seu esforço para um público específico e transformar seu produto em algo que poucos ou ninguém consegue oferecer

Comparando todos os tipos de agências e ganhos

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Vamos fazer alguns cálculos simples para ver a diferença entre os 3 modelos apresentados.

Se uma agência física faz R$50 mil em vendas, ela poderá lucrar entre R$10 e R$15 mil.

Porém, com a necessidade de direcionar mais recursos para manter a estrutura física – que geralmente é cara!

As grandes OTAs, se venderem R$50 mil, vão ganhar no máximo R$5 mil de lucro.

Mas como seu volume de vendas é gigantesco, elas podem se dar o luxo de queimar uma parte do lucro.

Agora, a pergunta que não quer calar:

  • “Como competir com uma grande OTA que vende para milhões de pessoas com preços tão baixos?”

E a resposta é bem simples: não competir. 

O modelo das pequenas agências online é interessante porque consegue criar um negócio mais personalizado.

E falando em personalização, esse vídeo explica como uma pequena agência tem tanto poder:

 

Enquanto as grandes agências online foram em escalar cada vez mais o volume de vendas, a pequena agência visa atender todas a necessidades de um tipo específico de turista. 

Desta forma, se fizer R$50 mil em vendas, seu lucro pode chegar até R$20 mil

Simplesmente porque a pequena agência que investe na personalização dos seus produtos consegue operar com uma margem maior e não precisa de tanta escala. 

Para isso, é primordial utilizar o potencial de alcance da internet para atrair clientes e oferecer produtos que atendam suas necessidades

Afinal, com uma boa margem de lucro é possível focar em clientes que buscam produtos de valor e não apenas que procuram o menor preço.

O que você achou deste quadro comparativo?

Quero muito saber sobre o que você pensa sobre esses modelos de agências de viagens.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

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