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4 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a IATA Antes de Ser Associado

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 26 de junho de 2020
8 min de leitura
4 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a IATA Antes de Ser Associado
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Maicon, já vi essa sigla milhões de vezes e quero saber: o que é IATA?

Eu recebo frequentemente mensagens de pessoas querendo saber o que é essa tal IATA.

E mesmo que eu já tenha gravado um vídeo sobre isso:

Resolvi também escrever sobre este tema para tirar todas as suas dúvidas.

Principalmente pra quem é iniciante no mundo do agenciamento de viagens, determinados conceitos não podem ficar de fora. 

E ter as informações corretas fazem total diferença no nosso campo profissional.

Não vou mentir pra você...

Mas conheço muita gente que desperdiçou bastante dinheiro com suas agências de viagens simplesmente por não conhecer os trâmites do negócio.

Obviamente, não quero que você caia neste erro. 

Por isso vou explicar pra você tudo sobre o código IATA

As informações aqui serão de suma importância pra você que quer abrir uma agência ou simplesmente começou agora e ainda desconhece alguns detalhes sobre o setor.

Aqui, você vai encontrar tudo sobre:

O que é IATA? 

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É a Associação Internacional de Transportes Aéreos (International Air Transportation Association). 

Ou seja, é único órgão que regula e monitora o mercado de transportes em aeronaves.  

Na verdade, a IATA não opera exclusivamente no mercado turístico. 

Ela tem envolvimento também com o comércio que utiliza transporte de carga aérea.

Aproximadamente 260 companhias aéreas do mundo inteiro estão sob o controle e monitoramento da IATA.

Isso corresponde mais de 80% de todo tráfego aéreo.

Dessa forma, o Plano de Faturamento da Associação serve como a espinha dorsal financeira do setor. 

Eles gerenciam um fluxo de mais de 270 bilhões de dólares gerados anualmente pela venda de passagens de agentes de viagens a companhias aéreas.

Sim, isto é impressionante.

A missão da IATA é atuar em todos os setores da aviação, como por exemplo:

  • Estipular orientações para que os voos sejam mais econômicos.
  • Garantir níveis aceitáveis de serviços das companhias.
  • Impor regras de segurança.
  • Cooperar com a relação das empresas aéreas e agências de viagens.

De todas as atribuições da IATA, é certo que uma das mais importante é intermediar a emissão de bilhetes pelas agências de viagens (ou agentes independentes). 

Em outras palavras, se você quer emitir passagens aéreas pela sua agência, você precisa de um código IATA.

Quanto custa o código IATA?

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Agora você deve estar curioso para saber quanto será necessário investir para receber seu código IATA.

O preço média é de 1500 dólares

Eu não sei quanto está o câmbio do dólar exatamente neste momento que você está lendo este texto. 

Em média, esse valor será uns R$ 7.000.

Isso, sem contar que você precisa contratar um assessor jurídico internacional.

Ja que a IATA é uma empresa com sede em Miami.

Mas não se assuste, até o final deste texto irei lhe mostrar uma forma de vender passagem sem ter código IATA.

Então, resta saber o que você pode fazer para adquirir o código e se tornar de fato um associado.

Como se registrar pela IATA?

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Além do pagamento da filiação, sua agência precisa se adequar aos critérios requisitados. 

Isto é uma garantia que a IATA terá em relação à qualidade dos seus associados.

Esses critérios são:

  • Alto patrimônio.
  • Equipe qualificada.
  • Critérios de segurança.

Desta forma, antes de obter seu registro no IATA é importante saber algumas coisas.

Ter sua agência com o selo da IATA tem um peso importante. 

Uma das vantagens é conseguir acesso a descontos em companhias ligadas ao turismo.

Isso pode te trazer benefícios na disponibilidade de produtos e, claro, maior credibilidade no mercado como um todo. 

Após receber seu código IATA, você poderá usar sistemas GDS (Global Distribuition System) para interagir com as companhias aéreas.

Porém, o relacionamento das agências com a IATA nem sempre é positivo.

No Brasil, cada dia mais o número de agentes associados à IATA vem caindo.

Isso acontece pela grande burocracia e dificuldades para quaisquer tipos de ações por parte dos associados.

De acordo com Carlos Prado da Abracorp, algumas agências são surpreendidas com cobranças que variam de R$ 3.000,00 a R$ 100.000,00

Tudo isso simplesmente para ser feito o registro de uma simples mudança de endereço ou mínima alteração no contrato social.

Obviamente, grande parte das agências de viagens têm preferido outras formas de emitir bilhetes e não depender da IATA para praticar seus negócios. 

Preciso do código para vender passagens aéreas?

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Imagino que você tenha ficado desanimado por saber tudo isso. 

Mas não precisa se preocupar. 

Vou mostrar pra você que existem outras formas de emitir passagens aéreas sem ter que, necessariamente, ter o código IATA.

E você pode ter certeza que será muito mais econômico para a sua agência.

Com toda a experiência que tenho acumulado neste mercado, posso afirmar com toda certeza: não compensa adquirir o código IATA. (se você não vende dezenas de milhares de reais por dia).

É um investimento muito alto quando se compara com outras alternativas que podem ser mais lucrativas para a sua agência.

Uma das soluções mais práticas é vender as passagens aéreas por meio de uma consolidadora.

Já escrevi sobre consolidadoras aqui.

Também gravei um vídeo no meu canal sobre esse tema: 

A consolidadora é uma empresa que faz o intermédio entre uma agência de viagens e uma companhia de aviação.

Ela fornece uma plataforma para que as pequenas agências (sem código IATA) façam a emissão da passagem.

Assim, é possível você emitir bilhetes aéreos sem ter o código IATA.

Melhor, sem precisar pagar taxas e enfrentar as burocracias da IATA.

No geral, sua taxa de lucro por venda de passagens aéreas vai girar em torno de 10%.

Eu sei que você acha esse valor baixo.

É por isso que o Método Agência Express ensina você lucrar em média 30% vendendo passagens aéreas usando milhas.

E melhor de tudo: sem necessariamente ter o selo IATA.

Saiba mais sobre o mercado de agenciamento:

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