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11 Formas Divertidas e Econômicas (Que Funcionam) para Fazer Marketing Turístico e Vender Pacotes de Turismo na Internet em 2020

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 20 de novembro de 2019
11 Formas Divertidas e Econômicas (Que Funcionam) para Fazer Marketing Turístico e Vender Pacotes de Turismo na Internet em 2020
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O turismo fatura dezenas de bilhões de reais todos os anos e mesmo assim você não vende?

Talvez o erro esteja na sua forma de fazer marketing turístico, já pensou nisso?

Quando alguém busca maneiras de impulsionar suas estratégias de marketing de turismo, provavelmente encontrará sempre as mesmas dicas e conselhos.

Eu sei disso, porque aconteceu comigo lá em 2013 quando fundei minha agência de viagens home office

Mas estou aqui para dizer que existem algumas formas divertidas de fazer marketing turístico que você deve aplicar na sua agência de viagens.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Google:

  • 78% dos viajantes de lazer não decidem com qual companhia aérea irão viajar;
  • 82% não escolhem a empresa de hospedagem que vão reservar.

Isso significa que mesmo o mercado sendo altamente competitivo, a falta de fidelidade dos clientes torna possível que qualquer um tenha grandes chances de vender.

Estou prestes a mostrar a você: 11 maneiras super criativas de levar seu marketing de turismo ao próximo nível.

Depois de ler o que vou revelar, você será um mestre em marketing para turismo na internet (ou pelo menos estará um passo mais perto)…

Mas antes de continuar lendo, assista o vídeo a seguir:

Após ler esse artigo você vai descobrir:

“O Turismo vai além dos sonhos e conquistas, é o verdadeiro significado da vida.” – Rinaldo Pedro

A Importância do Marketing Turístico

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O oxigênio de qualquer negócio é a venda, sem ela não existe funcionamento.

Mas antes, existe a oferta que vai convencer alguém de comprar o que você oferece.

Quando você não vende, as vezes, não é porque está caro demais, mas sim porque a oferta não foi convincente o suficiente.

As pessoas compram de quem elas confiam, principalmente quando falamos de turismo.

É aqui onde entra o marketing de turismo, gerando valor, confiança e autoridade.

Nenhum negócio, nos dias atuais, sobrevive sem marketing, por mais perfeito que os produtos sejam..

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A Tríplice da Confiança

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Existem 3 pilares de confiança que seu suposto cliente desenvolve antes de comprar:

  • Confiança no vendedor;
  • Confiança no produto ou serviço;
  • Confiança em si mesmo.

Vou explicar como funciona…

Consequentemente é como uma mesa de 3 pernas, e se uma quebrar, a mesa desmorona.

A confiança no vendedor é o quanto confiam e acreditam em você como pessoa.

Por isso é muito importante que você seja amigável e atencioso.

Já a confiança no produto é o quanto confiam na qualidade do seu serviço.

Sendo assim, seu serviço deve ser uma experiência única e memorável.

Já a confiança em si mesmo é o quão comprometido o seu cliente está com aquela viagem.

Muitas vezes um cliente não compra porque precisa trabalhar ou porque não tem condição financeira.

Por isso é importante que o seu roteiro seja assertivo e suas condições de pagamento flexíveis.

Pare de Perder Tempo Praticando Marketing da Esperança…

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Talvez você nunca tenha escutado falar no marketing da esperança, mas eu vou explicar.

Imagine que você passou 5 longos dias planejando e operando um roteiro para comercializar.

Depois de tudo pronto você escreve uma pequena descrição com as informações do seu serviço…

Publica em um grupo aqui, outro ali e começa a rezar para que os clientes venham até você. 

Isso é o marketing da esperança: focar todos os esforços em organização e planejamento, entregando as vendas na mão do universo.

Se fosse para contar com a sorte seria melhor jogar na loteria, concorda?

Mas eu sei que para quem não tem conhecimento de marketing ou vendas é um pouco difícil fazer tudo funcionar perfeitamente.

Por isso você deve continuar lendo para conhecer essas 11 formas simples e criativas de vender serviços de turismo e viagens pela internet.

11 Ideias Criativas Para Vender Pacotes de Viagens e Turismo Pela Internet Sem Gastar Muito Dinheiro

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Vender é um processo que envolve:

  • conhecimento sobre o seu público;
  • domínio da comunicação;
  • e muita criatividade.

Sem esses recursos existe uma grande chance de você morrer na praia e não vender.

Não importa se o seu serviço é impecável…

Se a sua oferta de venda não for atraente e criativa, ninguém vai comprar o que você vende.

Mas como virar o jogo e começar a vender de forma recorrente?

Basta aplicar as técnicas que vou ensinar a seguir.

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1. Crie Um Plano de Marketing Turístico Assertivo Para Cada Destino

Eu imagino que você deve estar pensando que essa não é uma ideia criativa, e eu concordo.

Mas ela está em primeira posição porque é a base para que todo o resto funcione.

Operar sem um plano de marketing turístico definido é a mesma coisa que colocar um cego para dirigir.

É o plano de marketing de turismo que fará seu serviço ser notado.

É o marketing turístico que vai dar sabor ao que você vende.

É um marketing efetivo que fará sua empresa vender e sair da miséria.

Sem um bom plano em prática, você terá dificuldades:

  • em alcançar seus objetivos;
  • em acompanhar seus resultados;
  • e de enxergar porque você não vende.

O plano de marketing é o coração do negócio, enquanto as vendas é o oxigênio.

Pense comigo… Se o nosso coração não bater, não existe possibilidade de inalarmos oxigênio, certo?

A mesma coisa acontece no seu negócio, sem marketing turístico não existe venda.

Trabalhar com base num plano de marketing de turismo permite que você mapeie os processos, passo a passo até o melhor resultado.

“Mas como criar um plano de Marketing Turístico sem ser um profissional de marketing?”

Comece registrando todas as suas ideias e estratégias que você tem em mente, desde:

  • agendar publicações nas redes sociais;
  • enviar campanhas de e-mail marketing;
  • desenvolver funis de venda…

Organize num software de mapas mentais tudo que vier na sua cabeça.

Depois crie um plano de ação com data de entrega e vá implementando aos poucos.

2. Lance Campanhas de Influência Digital

Usar os influenciadores digitais no mercado de turismo e viagens vem se tornando práticas populares entre grandes empresas.

Influenciador Digital ou Digital Influencer é qualquer pessoa que cria grandes e engajadas audiências por meio de seus conteúdos na internet…

“Mas como fazer isso quando o orçamento é pequeno e quase zero?”

Atualmente existem dezenas de sites que funcionam como agências, onde você pode avaliar o perfil de cada influenciador e visualizar seu preço.

Mas o problema é que o preço desses perfis é muito alto…

Por isso eu tenho uma sacada para quem busca economizar até 80% na contratação de um influenciador digital.

Vamos ao passo a passo:

  1. Faça uma busca de perfis no Instagram filtrando por localização, na cidade destino ou origem.
  2. Visite os perfis com as melhores fotos, identifique quais vivem naquela região.
  3. Analise todos os moradores nativos e depois selecione 3 com mais de 50 mil seguidores.
  4. Depois envie uma proposta de parceria para cada um deles.

A proposta deve partir sempre de você e não do perfil.

Lembra-se que a pessoa selecionada está mais interessada do que você em fazer parte da campanha, portanto seja profissional na hora de negociar.

Na teoria parece simples, mas vai levar alguns dias até você encontrar um bom perfil que aceite trabalhar com você.

3. Crie Um Guia Completo Sobre Seu Destino

Os turistas são a força raiz do mercado turístico.

Isso significa que o seu marketing turístico deve ser focado nos desejos e necessidades dos viajantes.

Muitos turistas viajam sem muito conhecimento sobre o destino.

Sabendo disso você deve resolver esse problema produzindo um guia que entregue informações importantes que ele precisa saber antes de fazer tal viagem.

Mas não é qualquer guia…

Porque qualquer “guia” ele encontra por aí apenas buscando no Google.

Você deve gerar valor de verdade, entregando algo único e exclusivo que apenas ele terá acesso e sem pagar nada por isso.

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Escreva sobre lugares para visitar, onde comer, o que fazer pela manhã/noite, e curiosidades ou histórias sobre o destino.

Mas antes de criar este material, faça parcerias com as empresas que você vai citar.

Assim você aumentará o desejo de compra do leitor, pois tudo que você oferece como serviço contém informações no material que foi entregue gratuitamente.

Essa geração de valor antes da venda é muito importante, pois desperta o gatilho mental da reciprocidade.

… Fazendo o seu leitor sentir, inconscientemente, obrigação de lhe pegar por ser prestativo antes mesmo dele comprar.

E como esse pagamento acontece? Comprando seu serviço!

4. Alimente Grupos de Discussão nas Redes Sociais

Quanto mais grupos você criar e alimentar sobre o seu destino, melhor.

Normalmente as empresas costumam usar as redes sociais como canal de atendimento e vendas.

Portanto aqueles que fizerem diferente, estimulando o engajamento, serão muito bem retribuídos por isso.

Não só pela visibilidade, mas também pelos algoritmos…

“Como assim algoritmos?”

Eles são os robozinhos invisíveis que fazem tudo na internet funcionar.

Mas qual a relação disso com alimentar discussão?

Quanto mais você curtir, comentar e compartilhar conteúdos nas redes sociais, maior será sua visibilidade.

Não apenas porque você está ativo, mas também porque os algoritmos estão sendo bonzinhos com você.

Resumindo, cada vez menos os  nossos seguidores vêem o que nós publicamos, seja no Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social…

Contudo, se você é uma pessoa engajada com seu público, seja na sua fanpage do Facebook ou em qualquer fórum de discussão, os robozinhos vão lhe premiar por isso.

“Qual o prêmio?”

Visibilidade gratuita. Mas não é só isso…

Interagir em grupos alimentando discussões é uma ótima forma de se relacionar com supostos interessados no que você tem para vender.

🔴 ALERTA DE IMPACTO: Fazer marketing turístico não é a mesma coisa que vender. É como semear um terreno e regar todos os dias até que a flor (a venda) desabroche.

5. Produza Vídeos Emocionantes Sobre os Destinos

Grande parte das decisões de compra hoje em dias são influenciadas por vídeos.

Se você não estiver atento para surfar essa onda, vai deixar dinheiro na mesa…

O vídeos são capazes de entregar muita informações em pouco tempo, por isso é uma forma rápida e assertiva para vender qualquer coisa.

Mas se você acha que é só ligar uma câmera e sair por aí falando sobre a sua agência de turismo, está muito enganado.

A sua marca deve produzir vídeos que entregue valor para seu prospecto.

Sendo assim, faça pesquisas, estude sobre seu destino e produza vídeos com informações relevantes para quem poderá comprar seus serviços.

Mas se você não faz ideia de como aplicar essa estratégia porque não sabe:

  • escrever um roteiro;
  • gravar um bom vídeo;
  • e fazer edições…

Acesse a plataforma Vinteconto, nele você poderá contratar profissionais de qualquer área a partir de R$ 20.

O vídeo marketing é uma das estratégias mais utilizadas por empresas de todos os tamanhos e nichos.

E para provar isso eu separei algumas estatísticas reais

  • Vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca.
  • Empresas que utilizam o vídeo marketing geram 49% mais receita do que aquelas que não utilizam.
  • Os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos.

Se eu for falar sobre as vantagens de usar vídeos para fazer marketing turístico, terei assunto para um dia inteiro…

Você não pode, de forma alguma, negligenciar os vídeos no seu plano de marketing!

6. Crie Desafios Para Despertar Interesse Pelo Seu Destino

Os seres humanos adoram ser desafiados, por diversão ou profissão.

Sabendo disso, grandes marcas criam campanhas e quiz desafiadores que estimulam o desejo de compra.

“Mas como usar essa estratégia matadora para vender mais?”

Um exemplo simples de desafio é buscar um linda foto do seu destino, dar um tapa no design e publicar fazendo uma chamada para ação.

A chamada para ação deve convidar seus seguidores a escrever sua experiência mais curiosa e inusitada naquele destino…

Esses comentários além de estimular o interesse daqueles que não participaram do desafio, também engaja suas redes sociais e aumenta sua visibilidade.

Talvez você não tenha percebido, mas boas estratégias de marketing não tem intuito de vender, mas sim gerar valor em volta da oferta de venda.

Sendo assim, nem sempre será possível obter vendas a curto prazo.

Mas pensar no longo prazo é a melhor atitude que você pode ter diante do seu negócio.

Quanto mais conteúdos multimídia você entregar, mais visibilidade terá.

Quanto mais visibilidade, mais interessados.

Quanto mais interessados, mais vendas.

Ficou claro até aqui? Então continue lendo e confira a próxima sacada.

7. Reúna Conteúdos Publicados Pelos Usuários e Promova

Os desafios que você criar podem ser mais importantes do que você imagina.

Além de gerar engajamento e despertar o interesse de compra, os desafios geram automaticamente toneladas de novos conteúdos.

As pessoas adoram ver fatos interessantes sobre a vida do outro.

Sendo assim, reúna os melhores comentários dos seus seguidores e compartilhe nas suas redes sociais.

Mas antes de divulgar qualquer informação sobre seu cliente ou seguidor, não esqueça de pedir sua permissão!

Talvez você esteja se perguntando se faz sentido compartilhar esse tipo de coisa…

Mas eu garanto que não só faz sentido como também gera muito resultado.

Existe uma técnica de neuromarketing chamada de “gatilhos mentais”…

Quando você compartilha um conteúdo de alguém, você está fortalecendo os gatilhos de:

  • prova social;
  • pertencimento;
  • e reciprocidade…

Calma, vou explicar.

A prova social age quando você compartilha publicamente uma manifestação de alguém falando da sua marca.

Isso gera na mente do consumidor uma sensação de segurança, pois outras pessoas estão falando sobre aquilo que lhe interessa.

O pertencimento é o sentimento de comunidade que alguém sente quando interage num grupo de pessoas com mesmos interesses.

Inconscientemente, todas as pessoas querem fazer parte de grupos, onde serão aceitas e entendidas.

Por isso somos estimulados a participar de grupos, seja de torcedores de futebol ou religiosos cristãos.

Já a reciprocidade tem a ver com merecimento.

Por exemplo, quando você compartilha publicamente algo interessante sobre alguém, automaticamente o cérebro dessa pessoa assume uma dívida com você.

E como essa dívida é paga? Comprando aquilo que você vende!

8. Cultive Aquilo Que Torna Sua Marca Única e Memorável

Toda empresa tem algo especial que nenhuma outra tem igual.

Seja na forma de publicar nas redes sociais ou na abordagem comercial usada para vender.

Portanto, analise quais são os diferenciais que destacam sua empresa das demais e alimente-os cada vez mais.

No turismo de marketing na internet, esse tipo de campanha destaca o lado humano do seu negócio e gera confiança às pessoas envolvidas nele.

Não importa se a sua empresa não é a melhor do mercado…

É possível analisar profundamente os valores e a cultura da empresa até encontrar uma característica importante para o seu possível cliente.

Por exemplo, se a sua agência de turismo tem como nicho o ecoturismo, alimentar uma cultura de sustentabilidade poderá agregar muito valor a sua marca.

Isso porque grande parte das pessoas que apreciam o ecoturismo também zelam pela sustentabilidade.

Sendo assim, mesmo que sua empresa não seja a melhor do mercado, no ponto de vista do seu cliente a sua marca tem mais valor por defender causas importantes para ele.

Ficou claro até agora? Continue lendo e veja a próxima estratégia.

9. Foque Seu Marketing Turístico Pelo Tipo de Viajante

Uma das coisas mais importantes de qualquer plano de marketing turístico é saber para quem você está vendendo.

Se você não focar numa abordagem assertiva, seus esforços se perderão no oceano de competição das grandes agências que investem milhões em publicidade.

Assista o vídeo a seguir e veja a importância dessa personalização:

Qual o seu público alvo ideal?

Empresários? Famílias? Casais? Idosos? Mochileiros?

Se a sua agência de turismo ou viagem atua vendendo pacotes para Disney, tudo indica que os seus clientes são famílias e casais.

Isso não significa que outro público não se interesse por esse tipo de turismo.

Mas levando em consideração que a grande maioria é casal ou família, você deve desenvolver uma abordagem focada nesses públicos.

E como fazer isso? Conhecendo e estudando o seu cliente até criar uma oferta irresistível.

10. Aproveite ao Máximo o Poder do Celular

Talvez você não saiba, mas 75% das pessoas preferem se comunicar via texto do que telefonema.

Além disso, a cada ano passamos mais tempo usando o celular do que qualquer outro dispositivo.

Sendo assim, sua estrutura digital deve ser arquitetada pensando nos seguintes fatores:

  • usar ferramentas mobile;
  • otimizar website para dispositivos móveis;
  • abusar das ilustrações e imagens;
  • e melhorar a experiência móvel do seu website.

… Aproveitando o máximo potencial do universo mobile você estará caminhando rumo ao futuro da tecnologia.

Seu Instagram deve ser a porta de entrada para essa experiência.

Publique frequentemente, de 1 à 5 vezes por dia em diferentes horários.

Mas quando eu digo publicar, não me refiro a poluir o feed dos seus seguidores com ofertas de venda.

Se você fizer isso, irá perder seguidores como num passe de mágica.

As pessoas não acessam o Instagram para comprar, mas sim visualizar fotos inspiradoras e conteúdos relevantes.

“Mas como fazer isso sendo uma marca comercial?”

Simples. Estude o seu público e comece a produzir conteúdo relevante (NÃO comercial), mas que tenha ligação com aquilo que você vende.

Você quer vender um pacote de viagens para São Thomé das Letras – MG?

Então publique conteúdo que explore a cidade.

Fale sobre a história, pontos turísticos, eventos culturais, e tudo que seja interessante para um turista.

Sempre na intenção de gerar valor e não vender!

Eu sei que a venda é a oxigênio do seu negócio, mas se você não limpar as vias por onde o ar vai percorrer, como ele vai chegar lá?

11. Destaque Novidades Exclusivas da Sua Empresa

Uma das melhores maneiras de diferenciar sua mensagem dos seus concorrentes é destacando as novidades interessantes que só você tem.

Mantenha os visitantes informados sobre eventos importantes e acontecimentos únicos ao seu redor.

Coloque-se no lugar do seu possível cliente e mostre coisas que parecem interessantes e divertidas para ele, mesmo que você não vá vender.

Se a sua empresa oferece brindes e cortesias que outros não oferecem, destaque isso como um diferencial único que nenhuma empresa ofertará.

Essa estratégia desperta no cérebro do seu cliente o gatilho mental da exclusividade.

Quem não gosta de ser exclusivo? Os seres humanos adoram ser especiais.

Prove que o seu cliente é a pessoa mais importante do mundo, naquele momento.

12. [Bônus] Contrate Consultorias Especializadas em Marketing Turístico

Se você não sabe qual estratégia aplicar ou por onde começar, mesmo depois de conferir 11 formas de fazer marketing no turismo…

Eu tenho uma solução!

Durante quase 10 anos da minha vida venho estudando muito sobre:

  • tecnologias para turismo;
  • marketing de conteúdo;
  • e automação digital.

Nesse período, eu fundei 3 empresas:

Depois de tantos anos atuando neste mercado, percebi tamanho esforço que os profissionais faziam para ter resultados satisfatórios…

Assim surgiu a FÓRMULA DE VIAJANTE, meu curso online que ensina o passo a passo para fundar, operar e alavancar os resultados de uma empresa de turismo pela internet.

Mas conforme o tempo foi passando, percebi que a maior dificuldade dos empreendedores era conseguir vender de forma frequente.

Então eu decidi estruturar minha experiência de mais de R$ 1.000.000,00 de faturamento de modo que outros também pudessem fazer o mesmo…

Foi assim que resolvi abrir minha agenda para atender um pequeno número de empreendedores que já estão no mercado, mas buscam aquele upgrade.

Mas como meu tempo é escasso por dividir entre as minhas empresas, infelizmente não posso ajudar todo mundo.

Portanto, se você deseja ter uma consultoria comigo, clique aqui e preencha o formulário de aplicação. 

Complemente Seus Estudos Lendo o Livro “Marketing Turístico por Philip Kotler…

Philip Kotler é um dos pais do Marketing e talvez o melhor profissional da área.

Por isso se você deseja se desenvolver para alavancar os lucros da sua agência, você precisa ler o livro Marketing Turístico

Mas até o momento, a versão espanhol é a única disponível (mais fácil para um brasileiro entender).

… Eu tenho uma boa notícia, você pode acessar o PDF do livro gratuitamente clicando aqui. 

Mas antes que você feche essa página, me diga se esse conteúdo foi relevante para você.

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Escreva nos comentários logo abaixo, isso ajudaria MUITO o meu trabalho e assim eu seria estimulado a produzir mais textos com esse.

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