Marketing Turístico

Marketing de Turismo: Como Vender Pacotes de Viagens Pela Internet sem investir Dinheiro em Anúncios Patrocinados

Maicon Santtos
Escrito por Maicon Santtos em 1 de agosto de 2020
18 min de leitura
Marketing de Turismo: Como Vender Pacotes de Viagens Pela Internet sem investir Dinheiro em Anúncios Patrocinados
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Você está cansado de dedicar longas horas tentando vender pacotes de viagem pela internet, e quase sempre morre na praia?

Não saber como impactar o público de forma assertiva para despertar o desejo de compra é frustrante…

Eu sei exatamente o que você está passando…

Em 2013, quando abri minha própria agência de viagens pela internet, também não foi nada fácil competir com uma Decolar da vida.

Mesmo hoje eu sendo um Consultor de Marketing de Turismo para agências e agentes de viagem, quando comecei, era tudo muito novo pra mim.

Alguns anos depois, lá estava eu, vendendo em média para 300 clientes por mês. 

Depois de ver tantos empreendedores batendo a cabeça na parede sem conseguir vender seus serviços de turismo, decidi ajudar escrevendo esse texto.

Então se você quiser realmente aprender a fazer marketing para agências de turismo/viagens de forma assertiva, veja o que você vai aprender se continuar lendo:

Marketing de Turismo Digital: O que é x O que NÃO é

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Veja como vender pacotes de viagem sem brigar com as grandes agências…

A primeira coisa que você precisa saber para aumentar as vendas no turismo é, o que realmente é Marketing de Turismo.

Vejo muitas pessoas copiando e colando ofertas em grupos de Facebook e WhatsApp sem o mínimo de interação.

Compartilhar ofertas feito uma metralhadora NÃO vai aumentar suas vendas de forma assertiva.

Marketing Digital NÃO é fazer SPAM.

Marketing Digital NÃO é ser invasivo.

Nada disso é Marketing Digital…

Veja também: 7 Erros bobos que você deve evitar se quiser vender pacotes de viagem na internet

Marketing de Turismo: teoria e prática

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Esse são os 3 principais fatores do Marketing Digital:

  • gerar valor;
  • despertar interesse;
  • converter venda.

Se você não levar esses fatores em consideração, sua chance de vender viagens pela internet será mínima. 

Na prática funciona assim: 

Gerar valor: primeiro você cria conteúdo relevante que reforce a necessidade do seu serviço, como vídeos, álbuns de fotos, artigos, depoimentos e etc.

Despertar interesse: depois você distribui esse conteúdo publicando em canais como blogs, fóruns e redes sociais.

Converter venda: por fim, você usa a atenção do internauta para dar início à negociação.

Nesse vídeo eu falo de uma forma bem simples de gerar mais vendas:

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A fórmula é simples e direta:

Conteúdo + Atenção + Oferta = Venda

Ao invés de fazer uma oferta direta, você deve produzir um conteúdo de valor, para despertar o interesse de compra do seu prospecto.

Assim, no fim do conteúdo você terá sua atenção guiada pelo desejo emocional.

Desta forma você aumenta a possibilidade de vender um pacote de viagem.

Continue lendo e descubra como se comunicar com seu público de forma que ele tenha interesse em você.

Pessoas compram de pessoas

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Veja como vender pacotes de turismo usando uma comunicação humana e verdadeira…

Se você acha que só porque é uma pessoa jurídica (que tem CNPJ) deve se comunicar de maneira formal feito um robô comercial, você está enganado.

Quando alguém compra sua excursão ou serviço de turismo, na realidade, ela está comprando porque confia em você, mesmo que não confie tanto no serviço.

Confiança tem muito a ver com admiração. Então, seja admirável.

É como se o comprador quisesse “comprar você e levá-lo para casa”.

Mas você não está a venda, logo, compram a sua representação, ou seja, seus serviços de turismo/viagens.

Sendo assim, quanto mais confiável e admirado você for, mais vai vender (desde que continue entregando valor para não perder essa admiração e confiança).

Conheça também: A única comunidade de marketing digital para profissionais de turismo

Como gerar confiabilidade e admiração dos seus clientes através do Marketing de Turismo?

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Entregue conteúdo de qualidade despertando o sentimento de reciprocidade, assim seu prospecto sentirá uma forte obrigação de pagar por isso (comprando seus serviços).

Mostre registros dos seus serviços:

  • fotos dos passeios;
  • vídeos dos destinos;
  • depoimentos de clientes…

Assim você espalha provas sociais que fortalecerão sua marca à logo prazo.

Além disso, ajude verdadeiramente as pessoas que precisam dos seus produtos ou serviços.

Pare por um instante e faça essas 2 perguntas à si mesmo:

  • O que tenho feito para me tornar confiável e admirável no meu mercado?
  • O que posso fazer para ser mais confiável e admirado pelo meu público alvo?

Continue lendo e veja como vender serviços de transporte pela internet usando conteúdos poderosos.

Marketing de Conteúdo Turístico é o poder

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Descubra como atrair potenciais compradores usando conteúdos matadores…

Você não sabe como divulgar sua agência de viagens?

Produza conteúdo, conteúdo e mais conteúdo.

Quanto mais informação relevante você produzir sobre o universo do seu serviço, melhor.

Por exemplo, se você quer vender um pacote de viagens completo para o Jalapão – TO, escreva um artigo apresentando as 5 coisas para fazer na região.

Se você for organizar apenas uma excursão para São Thomé das Letras, escreva um texto falando sobre os prós e contras de ir de ônibus coletivo e excursão.

Resumindo, seus conteúdo precisam resolver um problema.

No seu caso, deve quebrar uma objeção que o público alvo possa ter, apresentando seu serviço como solução.

Quanto mais conteúdo você produzir, mais pessoas vão conhecer o seu trabalho.

Quanto mais pessoas conhecer o seu trabalho, mais clientes vão surgir.

Quanto mais clientes surgirem, mais fiéis você terá.

Mas não basta só escrever, tirar fotos ou gravar vídeos.

Você precisa produzir de forma objetiva, usando:

  • Copywriter: comunicação persuasiva;
  • Storytelling: narrativas de histórias;
  • e SEO: otimização para mecanismos de busca (Google).

Se você unir essas 3 ciências, vai receber visitantes diariamente sem investir dinheiro.

Veja meu relatório de desempenho, de visitas vindas das pesquisas do Google até o Blog da Vivendo de Viagens:

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    • 596.000 impressões nas páginas de pesquisa;
    • 25.700 cliques nos resultados de pesquisa;
    • 4,3% de cliques nas impressões;
    • e 17,1 é minha posição média no Google.

Resumindo, meu blog recebeu mais de 25 mil visitas em apenas 3 meses, sem eu investir nenhum centavo em anúncios.

Continue lendo e veja como personalizar e otimizar ainda mais seus resultados orgânicos.

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A magia da personalização

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Saiba como a hiper personalização pode fazer você vender mais fazendo um Marketing de Turismo eficiente…

Você sofre por tentar competir com grandes agências do mercado?

Existe um segredinho para se diferenciar dessas marcas que investem milhares de reais em anúncios…

Nesse vídeo eu falo de uma forma de se diferenciar, usando o exemplo de uma marca bem conhecida:

Encontre a sua tribo!

– Como assim encontre a sua tribo?

Defina seu público alvo ideal.

Quem é seu cliente ideal?

Terceira idade? Jovens? Profissionais?

De onde eles são?

São Paulo? Rio de Janeiro? Belo Horizonte?

Quando você define seu público fica mais simples construir uma comunicação assertiva.

Isso não significa que você não vá atender outro público, mas quando você seta sua comunicação é mais fácil negociar.

Dê à sua marca uma identidade visual que seja condizente com seu público alvo.

O mais importante de tudo é que você tenha familiaridade com seu público.

Por exemplo, o público alvo da agência de viagens que eu criei eram jovens de 20 à 30 anos que gostavam de ecoturismo, música e cultura alternativa.

Assim, eu me conectava muito mais porque eu era o meu próprio público alvo.

Entendendo onde chegar…

A ideia é prestar um serviço que você gostaria de receber naquele estado atual.

Não é tão difícil assim saber o que você gosta né?

Sendo assim é só começar a atrair pessoas parecidas com você e criar a sua tribo de viajantes fiéis à sua marca.

O trabalho que você deve fazer nas redes sociais tem que ser consistente em informações relevantes, e não só ofertas e promoções de venda.

Quanto mais você poluir seus canais tentando fazer uma venda direta, mais chato você vai se tornar na boca do público.

Portanto, seja você mesmo e transforme seu negócio na sua marca pessoal.

Assim, nenhuma empresa como Decolar poderá competir com uma marca de identidade forte como a sua.

Isso não significa que você será melhor que as empresas grandes.

Mas sim que você será DIFERENTE e terá clientes fiéis que votarão a comprar de você.

Continue lendo e veja como vender passagens para excursões desvendando os mecanismos do Google.

Veja também: Como trabalhar com turismo viajando pelo mundo

Programando os robôs do Google para trabalhar ao seu favor

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Talvez você não faça ideia como isso pode ajudar vender pacotes de viagens pela internet…

Mas para saber como vender viagens online, você precisa entender os robôs do Google.

O nome correto pra isso é SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para mecanismos de busca.

Resumindo, não tem segredo, é só estruturar, produzir e otimizar seus artigos para que eles sejam encontrados com facilidade nas pesquisas.

Assim como esse exemplo:

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Resultado de pesquisa no Google para busca de “como organizar excursões de turismo”.

O meu artigo está em 1ª posição no resultado de busca.

Na imagem abaixo você pode ver os resultados que esse artigo já me gerou:

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Relatório de desempenho do Google Search Console da página.

No total, esse artigo recebeu mais de 10.000 acessos de quase 900 pesquisas diferentes.

Mas como chegar até as primeiras páginas do Google?

Não é tão simples como parece, requer um pouco de estudo, criatividade e muitos testes.

Continue lendo e confira alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escrever um artigo otimizado para SEO.

SEO: 7 Fatores de rankeamento fundamentais

O Google possui algoritmos que verificam e filtram as páginas que são exibidas em seu buscador, analisando características preestabelecidas que determinam o conteúdo como positivo ou negativo.

Após esse filtro, o buscador apresenta nas primeiras posições de sua página, os conteúdos relacionados às buscas que ele considere mais confiável e relevante para os usuários.

Mas como ajustar um artigo para que ele seja encontrado nas primeiras páginas do Google?

Levando em consideração esses 7 importantes fatores:

Fator #1 – Conteúdo útil e relevante

O seu conteúdo precisa ser de qualidade.

O critério de análise deste fator é o tempo de permanência no site e taxa de rejeição.

Por exemplo, se alguém acessa seu artigo, rola 10% da página e depois clica em “voltar” ou “fechar”, seu site perdeu posicionamento.

Esse comportamento diz ao Google que seu artigo não é bom.

Contudo, você deve otimizar seu artigo para que os leitores passem o máximo de tempo possível e evitem voltar ou fechar a página.

Fator #2 – Estruturação de conteúdo

A diagramação do seu conteúdo deve ser organizada por ordem de hierarquia, divididos por título, cabeçalho, blocos de texto e arquivos multimídia.

Por exemplo, ao invés de escrever um texto corrido como num livro, torne seu artigo vivo e escaneável.

O objetivo é fazer a leitura ser leve e fluída.

Use vídeos, imagens, infográficos e a formatação “negrito” para dar mais ênfase à alguns trechos importantes.

Fator #3 – Arquitetura de informação

Mas não basta só deixar seu artigo bonitinho, você precisa organizar a diagramação com divisões hierárquicas.

Isso implica usar os cabeçalhos de forma correta, dividindo seu texto por ordem de importância.

Como você está vendo nesse trecho que está lendo.

Eu usei o Cabeçalho 1 (H1) para abrir o capítulo “Programando os Robôs do Google para Trabalhar ao Sua Favor”.

O Cabeçalho 2 (H2) para introduzir “SEO: 7 Fatores de Rankeamento Fundamentais para Seu Site”.

E o Cabeçalho 3 (H3) para apresentar cada fator.

Esse ajuste tornou meu texto visualmente mais atrativo e fácil de ler.

Fator #4 – Tempo de carregamento da página

Quanto mais rápidas forem as suas páginas, maior será o tempo de permanência do leitor no seu site.

Caso o seu site tenha uma navegação muito lenta, o internauta vai clicar em “voltar” ou “fechar” e isso irá comprometer sua pontuação no Google.

Você pode verificar o tempo de carregamento do seu site usando a ferramenta PageSpeed Insights.

Quanto maior for o tempo de navegação no seu site, mais pontos você estará acumulando no ranking de resultados do Google.

Fator #5 – Backlinks

A prática de backlinks consiste em adicionar links que apontem para sua página, em sites de terceiros.

Mas é muito importante que esses sites sejam do mesmo nicho que o seu, ou o trabalho não valerá de nada.

Como você pode ver na imagem abaixo, a quantidade de links para um dos meus melhores artigos:

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Desempenho do Google Search Console – links externos apontando para a página.

São 55 links apontando para o meu site em 14 sites diferentes

Mas como fazer isso?

Simples, entre em contato com um blog do seu nicho e ofereça um artigo grátis.

Como retribuição você adiciona seu link no conteúdo publicado.

Você também pode espalhar seus links em diretórios abertos, como redes sociais, cadastros de sites institucionais e comentários em blogs.

Fator #6 – Versão mobile ou responsivo

Mais de 60% dos usuários do meu blog (e também da internet) usam o celular para navegar, como você pode ver nesse gráfico:

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Isso significa que se o seu site não estiver adaptado para interfaces de celular, você vai perder pontos e visitantes.

Ninguém gosta de entrar em um site e se deparar com um visual desorganizado, porque o site não é intuitivo.

Portanto, torne seu site responsivo e otimizado para celulares.

Fator #7 – Protocolo HTTPS

O Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é a versão segura do Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol).

Estes são os protocolos de comunicação dos sistemas de informação que permitem a transferência de dados na internet.

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Se você clicar nesse cadeado vai aparecer isso:

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Ou seja, não usar um certificado SSL poderá afetar a qualidade do seu blog nos mecanismos de pesquisa do Google…

Esse conteúdo é apenas uma parte do que você precisa saber para turbinar as vendas dos seus pacotes de turismo pela internet.

Eu espero que essa pequena contribuição tenha ajudado.

Se foi útil pra você, compartilhe com alguém que também precisa aumentar as vendas do seu negócio ou escreva um comentário recomendando um novo artigo.

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